Notícias

Alunos do 9º EFII puderam vivenciar a experiência de participar de uma reunião da ONU

Os alunos do 9º EFII puderam vivenciar a experiência de participar de uma reunião do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU).

Os alunos do 9º EFII puderam vivenciar a experiência de participar de uma reunião do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU). Orientados pelos professores Tatiane Figueiredo (História) e Eduardo Coelho (Geografia), eles se prepararam durante o mês de setembro, fazendo pesquisas sobre os principais fatos históricos envolvendo os conflitos entre Israel e os países árabes. Os professores organizaram um aulão de preparação final, onde foram discutidas as causas e conseqüências desses conflitos envolvendo a presença de Israel após a sua criação, em 1948.

A turma foi dividida em dois grupos gerais, representando os Estados da Palestina e Israel. Os alunos foram divididos em: advogados e assistentes, testemunhas, público, jurados e jornalistas. Os professores Tatiane e Eduardo participaram como Secretária Geral da ONU e como Mediador, respectivamente.  

Durante a atividade foram apresentados argumentos de defesa de propostas favoráveis ou contrários às ações de ambos os Estados. No final da reunião, os jurados decidiram por 4 votos a 1, que o Estado de Israel deveria continuar com os territórios ocupados.